Visita da Sra Vereadora do Pelouro da Formação aos trabalhos do Curso de Calcetaria

Tomámos a liberdade de transcrever, da página oficial do Município de Baião, esta notícia, que reconhece o valor do trabalho de Formação realizado por iniciativa da nossa Junta de Freguesia, com os patrocínios e parcerias que já anteriormente referimos:

A vereadora da Formação e Qualificação Profissional da CM Baião, Ivone Abreu, salientou o “carácter útil” da formação para a comunidade e referiu que os níveis de desenvolvimento de uma sociedade devem ser avaliados pelos índices de qualificação que os cidadãos detêm.
Ivone Abreu visitou o trabalho realizado por um curso de Educação e Formação de Adultos na área de Calcetaria, em Valadares, por iniciativa daquela Junta de Freguesia e assinalou o arranque de dois novos cursos de formação modular na vila de Baião, nas áreas de técnicas de socorrismo e de vendas.

Em Valadares, na companhia da autarca de freguesia, Ilda Borges, Ivone Abreu pôde apreciar o minucioso trabalho desenvolvido pelas formandas do curso de calcetaria. Ao todo foram pavimentados 1500 metros quadrados da envolvente ao cemitério local e ainda uma zona circundante ao edifício da Junta de Freguesia. No entender de Ivone Abreu o trabalho realizado constitui “um bom exemplo de como a formação profissional permite a aquisição de conhecimentos e de novas competências profissionais por parte dos cidadãos, mas também traz benefícios para a comunidade em geral”.

A formação de calcetaria (nível 2 que confere o 9º ano de escolaridade) realizada em Valadares resultou de uma parceria entre aquela Junta de Freguesia (que cedeu instalações), a Câmara Municipal de Baião (que apoiou a componente logística) e o Centro de Formação de Vila Real (que cedeu parte dos materiais para a formação). Destaque ainda para o contributo da Cooperativa Fonte do Mel, sediada em Baião, que forneceu, a título gracioso, um conjunto de mosaicos em pedra colorida, alusivos aos símbolos da freguesia e equipamento informático.

Ilda Borges destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo curso de calcetaria para a qualificação do espaço público. A autarca de freguesia entende “que é importante que os cidadãos percebam as vantagens da formação, para que esta possa ser mais valorizada” e elogiou ainda a sabedoria e o profissionalismo do formador responsável pelo curso.

Deixe um comentário